HomeApavat

APAVAT - Veja tudo sobre O Lema = Assistir - Previnir - Educar: CNPJ: 09.548.123/0001-36

Sylvio Machado, nascido na Rua Pereira Nunes, Aldeia Campista ( hoje Vila Isabel), casado, pai de 4 (quatro) filhos, cursou o primário nas escolas públicas Afonso Penna, e Escola Argentina, e o ginásio no Colégio João Alfredo em Vila Isabel. Serviu ao Serviço Militar na PM do Rio de Janeiro dando baixa, voluntariamente, como graduado (1943 à 1946). No período seguinte, ingressou no trabalho autônomo como comerciante e pequeno Industrial, de 1946 à 1960. Em 1961 foi para a antiga Administração do Porto do Rio de Janeiro (Ministério dos Transportes), onde ficou até 1982. 

Exerceu cargos de Chefia, sempre ligado à segurança industrial. Como professor, exerceu função no antigo IMPA, IDORT e cursos nas empresas. Foi organizador do SHMT na cia Docas do Rio de Janeiro, e incentivador da CIPA, nessa empresa, sendo criador e incentivador em outras Empresas, participando inclusive na criação de evento de Conscientizarão da SEMANA da primeira CIPA no IBGE, no Complexo de Mangueira, onde em exposição, apresentou um coletânea de cartazes, recortes e reportagens de ACIDENTES ocorridos na ocasião, e também das palestras que acontecerão naquela semana de PREVENÇÃO DE ACIDENTES, considerando assim, ser a maior e melhor participação do trabalhador em relação à segurança no trabalho. 

Sylvio Machado, foi o Sócio número um e criador da AMABRAS – Associação de Moradores e Amigos de Brás de Pina em 1957, sendo esta a primeira Associação criada no asfalto. Foi Secretário da Zonal Leopoldina, um conglomerado de Associações de Moradores do Ramal de TREM, (estrada de Ferro) da Leopoldina. Presidente de vários Clubes e grupos de Escoteiros, organizador de festas públicas, para o jovem estudante, desfile cívicos, e presidente da Associação de Moradores de Engenho Novo. 

Foi Conselheiro Municipal de Saúde do Rio de Janeiro da área da AP 3-2 (Méier), por dois mandatos. Merecedor do prêmio de moções, assim como da medalha Dr. Pedro Ernesto, ambos oferecidos pela Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro. Tendo um grande número de profissionais da Saúde irmanados em sua maior campanha de prevenção de acidentes, a APAVAT, podendo-se, sitar entre tantos Dr. LIVALMIR, Diretor do Hospital do Méier, Dr. NORIVAL, o Ortopedista do PAN São Francisco, com sua Assistente Social ANA MARIA, o Cel PM JORGE DE PAULA FILHO, Comandante de 3o Batalhão da Polícia Militar, no Meier. Na área Comunitária, também é sitado os companheiros, Eduardo Costa da AMACACHA, HONORIO e o Mestre Eliete, da AMAPI, os Advogados Josué e Luiza de Marilac, recebendo todo apoio nesta sacrossanta jornada em benefício de menor violência no Trânsito, sempre estiveram prontos o Coordenador Geral da ZONAL SUBÚRBIO DA FAMERJ, o Sr, Cosme Urubatã de Oliveira e logo a seguir por Carlos V. Gaia eleito seu sucessor com maioria absolutas dos votos na Zonal, na eleição seguinte, presidida em substituição ( afastamento por acidente no trânsito) pelo então Presidente da Famerj o Sr.Chico Alencar . 

Sylvio criou a frase “DRIGIR NÃO É LAZER” e a APAVAT (Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Acidentes no Trânsito). Realiza palestras, seminários,conferências, desfiles escolares além de peregrinar pelas escolas e universidades pregando a Humanização do Trânsito desde 1981, ano que ocorreu a maior tragédia da sua vida, a morte de seu filho. 

Com seus 84 anos, dedica sua luta em homenagem ao seu filho Mauro Ribeiro Machado falecido em 1981 em acidente de trânsito. 

“agradeçe a todos os parentes e amigos que sempre o apoiaram nessa luta pela humanização no trânsito e, dedica este livro a todos que já sofreram algum tipo de acidente de trânsito.”

Última modificação em Segunda, 25 Março 2013 15:24
Avalie este item
(0 votos)
Entre para postar comentários